Soluções para Agronegócios

Postado por Sandro 20/06/2017 0 Comentário(s) Idéias e Soluções,

Já se foi o tempo em que o trabalhador rural era aquela pessoa simples que vivia isolada da tecnologia e dos grandes centros urbanos. Hoje, a situação é outra; estudos como a Pesquisa Comportamental e Hábitos de Mídia do Produtor Rural Brasileiro 2013/2014, realizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMR&A), mostram grande elevação no nível de instrução de profissionais com formação acadêmica variada, de ambos os sexos. Muitos, por exemplo, são empresários e engenheiros que tiveram formação nas principais universidades brasileiras e retornaram ao interior para se dedicar ao agronegócio.

Esse aumento no nível de escolaridade dos profissionais provocou uma mudança de hábitos: hoje, 34% dos trabalhadores rurais leem jornal e o número dos que assistem à televisão caiu 3 pontos percentuais, passando de 98 para 95%. Cerca de 39% dessas pessoas já possui alguma forma de acesso à internet e, entre elas, 92% estão conectadas a redes sociais. Esses números mostram grande avanço na educação tecnológica dessa população. Por outro lado, o fato de 47% desses profissionais ainda residirem em áreas rurais revela uma demanda por integração de tecnologia.

Abaixo, listamos três tipos de propriedades rurais, suas principais necessidades e as melhores soluções disponíveis. Continue lendo!

Tipos de propriedades rurais e soluções mais adequadas para cada uma delas

 

1. Pequenas propriedades rurais

Essa categoria engloba chácaras, fazendas, engenhos e sítios, entre outras propriedades que possuem de 2 a 360 hectares. Alguns dos problemas mais comuns são:

Baixa qualidade do sinal das operadoras de celular;
Inexistência de cabeamento para telefonia fixa ou internet.

Sendo assim, o principal objetivo é atender às necessidades de comunicação e conexão, tanto pessoal quanto entre parceiros que atuem dentro da propriedade. Para esse público, a Intelbras oferece produtos como o celular rural e os radiocomunicadores.

Se a preocupação não for comunicação e sim segurança e privacidade, é possível instalar alarmes, monitorados e não monitorados, e cercas elétricas, que, além de contribuírem para a segurança desses locais, também ajudam a delimitar a propriedade.

 

2. Médias propriedades rurais

No caso de propriedades de tamanho médio, cuja área varia entre 360 e 1.350 hectares, o problema é a distância entre escritório e áreas de produção. Para encurtar essas distância, beneficiando a comunicação e facilitando o controle da produtividade, um sistema de monitoramento IP é o ideal. O uso de câmeras IP contribui, por exemplo, para o controle de invasão de áreas restritas.

Outra opção são os sensores de barreiras ativos, que delimitam o perímetro e ajudam na segurança, interligando-se a alarmes como os citados no item anterior.

 

3. Grandes propriedades rurais

Em propriedades maiores de 1.350 hectares já existe uma série de soluções tecnológicas instaladas. Afinal, a gestão de negócios, a produtividade e o lucro são diretamente impactados pela tecnologia. Mas sempre existem melhorias a serem realizadas, como forma de tornar os processos mais seguros e menos custosos. Veja abaixo algumas opções:

Ao adotar a tecnologia de monitoramento IP, citada acima, por exemplo, é possível não só fazer o controle do perímetro da propriedade, mas também realizar a contagem e o controle de animais, para garantir a qualidade e os padrões de certificação na produção. Também é possível acionar alertas, no caso de algum problema, através da análise automatizada de imagens.
Equipamentos de controle de acesso são utilizados para garantir o isolamento e a segurança de áreas altamente monitoradas e que precisam de identificação e autorização expressa para a entrada.
Uma solução de prevenção e controle de incêndios pode evitar prejuízos diversos, como perda de produção e problemas sociais e ambientais.
Se o sinal de celular for ruim nessas áreas, investir em celulares rurais e rádios é um ótimo passo para melhorar a comunicação entre equipes.
A internet é outro problema frequente, já que muitas vezes é inviável para o provedor atender a um único cliente em uma grande região. Assim, a adoção de rádios outdoor é uma solução para o problema, pois são capazes de realizar links ponto a ponto entre longas distâncias e levar conectividade para propriedades afastadas.

Você acredita que algumas dessas soluções para agronegócios ajudariam a sua pequena, média ou grande propriedade rural? Deixe um comentário!

 

Deixe um comentário